Friday, July 27, 2007

Anglicans and Catholics Reaching Out in the Digital World


This is a BBC Brasil article about Jesuits encouraging evangelization in the virtual world of Second Life which boasts a population of 8 million. Although I have not visited yet I recently came across the Anglican Church of Second Life. It is holding two Sunday services already: One for the US "Community" and another the Pacific & Europe "Community". They even have theologians working on issues like "How to have the Eucharist", "What is sin in Second Life" and "How to provide pastoral care". The article below focuses more on the Roman Catholic efforts...

Jesuítas estão incentivando fiéis católicos a entrar no Second Life, o mundo virtual da internet, do qual participam mais de oito milhões de usuários.


No Second Life, cada participante assume a forma de um 'avatar', como são chamados os residentes do site.

Em um artigo publicado na revista Civilità Cattolica, os jesuítas dizem que a internet é também uma oportunidade para evangelizar.

“Second Life é um sinal de modernidade, um instrumento que deve ser utilizado”, disse à BBC Brasil o padre Michele Simone, vice-diretor da Civilità Cattolica, uma publicação da Companhia de Jesus, congregação que reúne os jesuítas.

Simone lembra que outras religiões já estão presentes no mundo virtual e que, portanto, seria "oportuno" que a Igreja Católica fizesse o mesmo.

“Tem espaço para Deus no universo cibernético”, afirmou. “Seria bom que a idéia de Deus fosse apresentada de forma correta no Second Life.”

Inovação

A proposta dos jesuítas é considerada inovadora no mundo católico. No artigo publicado na última edição da revista da congregação, eles dizem que é “preciso ter coragem de se aventurar no mundo do Second Life, o lugar na internet onde é possível viver em maneira simulada uma segunda vida, digital, e onde uma crescente população mundial de internautas tem necessidade de receber uma mensagem de fé”.

Riscos e oportunidades são analisados no texto da Companhia de Jesus. De acordo com os jesuítas, “a segunda vida virtual está cheia de locais de orações, mesquitas, igrejas, catedrais e conventos, sempre mais populosos de avatares, desejosos de meditar e encontrar Deus”.

Eles assinalam que, no Second Life, existem grupos ou lugares de caráter religioso e espiritual.

"São 23 igrejas. Também catedrais como as simulações das católicas Notre-Dame, de Paris, da catedral de Salzburgo, ou da anglicana Saint Paul, de Londres.”

'Terra de missão'

Na avaliação dos jesuítas, “qualquer iniciativa capaz de animar positivamente esse lugar deve ser considerada oportuna. A terra digital é, a seu modo, também terra de missão”, diz o texto.

Segundo o padre Simone, a idéia desse desafio nasce de um fato concreto: o fenômeno está em expansão. De acordo com ele, é importante que os católicos não estejam ausentes. Ao contrário, devem participar “para não deixar que a dimensão religiosa seja instrumentalizada ou ocupada por outros”.

Foi também a revista da Companhia de Jesus que, em 2005, convidou os católicos a entrar no mundo dos blogs e divulgar a fé por meio da internet.

Hoje, são inúmeros padres, bispos e cardeais ao redor do mundo que criaram blogs para se comunicar com os fiéis. Alguns, inclusive, criticam decisões tomadas pelo papa Bento 16.

Estima-se que existam atualmente na internet mais de nove mil páginas de paróquias e congregações católicas.

Uma versão religiosa do YouTube, o GodTube, também foi criada.

Até mesmo as irmãs carmelitas italianas, que vivem na clausura, contam seu dia-a-dia através de um blog.

Na última semana, foi a vez de o Vaticano inovar, lançando uma página virtual interativa na internet, colocando, inclusive, uma webcam direcionada à tumba do papa João Paulo 2º.

O padre Simone diz que o desafio é direcionado aos católicos e não sabe se o Vaticano apoiará a iniciativa. De qualquer maneira, ele lembra que a revista Civilità Cattolica é supervisionada pela Secretaria de Estado da Santa Sé e nenhum texto é publicado antes que conte com o aval oficial do Vaticano.

Powered by ScribeFire.

No comments: