Saturday, May 26, 2007

O Papa, Chavez e a "Cristianizacao" das Tribos


Benedict XVI was the aim of heavy criticism upon declaring in Sao Paulo that "the evangelization of the American continet did not, at any moment, promote the alienation of the pre-columbian cultures and was not an imposition of a foreign culture". Upon his return to Rome he did change his discourse to recognize the "pains" and "sufferings" of the natives peoples

Bento XVI disse que aconteceram ‘sofrimentos’ e ‘injustiças’ na colonização.
Antes, Papa recebera críticas principalmente de Hugo Chávez.



O Papa Bento XVI reconheceu nesta quarta-feira (23) que durante a colonização da América e de seus habitantes aconteceram com "sofrimentos" e "injustiças", ao fazer uma referência à recente viagem ao Brasil em sua audiência geral semanal.


"Não se pode ignorar as sombras que acompanharam a colonização da América Latina, nem esquecer os sofrimentos e as injustiças sofridas por seus habitantes", disse o Papa.

o dia 13 de maio, diante dos bispos da América Latina reunidos em Aparecida (Brasil), o Sumo Pontífice afirmara que a evangelização dos indígenas da América não implicou em nenhum momento uma alienação das culturas pré-colombianas e não impôs uma cultura estrangeira.

Bento XVI não mencionou as condições da evangelização, ao contrário de seu antecessor, João Paulo II, que em 1992, em Santo Domingo, pediu perdão às populações indígenas pelos atos de violência cometidos pelos cristãos na conquista da América.


A declaração provocou reações enérgicas dos representantes dos povos nativos. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que a o Papa deveria pedir desculpas daquilo que chamou de holocausto indígena.

Confira o reporte da BBC

No comments: